top of page

Entendendo as tarifas aéreas.

  • Foto do escritor: Fabio Pereira
    Fabio Pereira
  • 25 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Diariamente atendo diversos clientes na agência procurando e comprando passagens aéreas nacionais e internacionais. Muitas vezes eles consultam o preço em determinado dia e só fazem a compra um ou dois dias depois. Neste intervalo de tempo o preço do voo aumentou e o cliente me questiona por que a tarifa está mais cara.

Para entender melhor como isto ocorre vou explicar como é feita uma composição de tarifa aérea.

1. Classes de Tarifa

Muitos pensam que as passagens são somente de Primeira classe, Executiva, Econômica e em alguns casos Econômica Premium (voos internacionais). Eles não erram em partes ao pensar assim, pois não sabem que existem as chamadas Classes Tarifárias. Criadas pela IATA afim de uniformizar e facilitar a interpretação dos bilhetes aéreos junto as diversas companhias aéreas ao redor do mundo, as classes tarifárias são identificadas por um código, que neste caso é composto de uma letra e são as seguintes:

Primeira Classe

P - Primeira classe com tarifa cheia (mais cara)

F - Primeira classe com tarifa padrão

A - Primeira classe com tarifa promocional

Classe Executiva

J - Executiva com tarifa cheia (mais cara)

C - Executiva com tarifa padrão

D, I ou Z - Classe Executiva com tarifa promocional

Classe Economica

W - Econômica Premium (este tipo de bilhete possui no geral somente uma classe tarifária)

S - Econômica com tarifa padrão

Y - Econômica com tarifa cheia (mais cara)

B, H, K, L, M, N, Q, T, V, X - Econômica com tarifa promocional (mais barata)

Classes Especias (usadas por algumas companhias aéreas)

R - Usadas para as Suítes de Primeira Classe nos voos operados com o A380 da Singapore Airlines .

P - Usadas para a classe The Residence nos voos operados com o A380 da Etihad Airways.

IN - Usadas para Infant (bebês até 2 anos). Geralmente custa 10% da tarifa adulto.

DP - Usadas para Diplomatas.

Obs.: As classes tarifárias podem variar entre companhias aéreas. As classes tarifárias apresentadas são padrão IATA, presente em 286 companhias aéreas no mundo.

Essas classes de tarifa são usadas pelo sistema de reserva das companhias aéreas para manter o controle sobre a venda dos voos que ela opera e saber a real disponibilidade de assentos no voo. Para isso cada classe de tarifa possui um limite de assentos a ser vendido. A medida que o voo vai sendo vendido, a classe de tarifa vai subindo e por consequência o seu preço aumenta.

Vamos pegar por exemplo um trecho da Ponte Aérea de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Cliente hoje verificou na agência que o bilhete custava R$ 480,00, porém no dia seguinte ele voltou na agência para comprar e o mesmo voo já estava custando R$ 560,00.

A melhor explicação para este aumento é que a classe tarifária que ele consultou no dia anterior não existe mais disponível para venda e agora a disponibilidade é uma classe de tarifa imediatamente superior.

Aproveitando que as classes tarifárias existem e afim de facilitar a vida dos passageiros na hora da compra, as companhias aéreas criaram perfis de tarifa. A LATAM por exemplo possui 3 perfis de tarifa nos seus vôos domésticos e são as seguintes:

- Básico: Econômica com tarifa promocional. Mais restrita com reembolsos e remarcações, porém mais barata se comprada com antecedência. As multas de cancelamento ou reemisão são maiores.

- Flex: Econômica com tarifa padrão. Menos restita com reembolsos e remarcações, porém a tarifa é mais cara que a tarifa básica. As multas de cancelamento e reembolso são menores.

- Top: Econômica com tarifa cheia. Quase sem restrição com reembolso e remarcação, porém a tarifa é mais cara que a tarifa Flex. Isenta de multas de cancelamento e remarcação.

2. Antecedência da compra

Quem pode se programar e comprar seu bilhete com antecedência consegue melhores preços. As companhias aéreas liberam os seus voos para consulta (e também compra) em média com 11 meses de antecedência da partida, ou seja, se o passageiro que quiser voar em 10 julho de 2018 pode consultar preços e disponibilidades a partir de 10 agosto de 2017. Essa regra é válida tanto para compra no site da companhia como através do seu agente de viagens.

3. Promoções são imprevisíveis

Às vezes as companhias aéreas lançam promoções de passagens para determinados destinos e em alguns casos com antecedência de embarque curta (ex.: compre hoje para voar daqui 15 ou 30 dias). Isso pode acontecer quando os voos da companhia não estão tão lotados para aquele período e com isso ela precisa vender os assentos vagos para o voo ter lucratividade.

A melhor forma de saber quando isto ocorre é consultando um agente de viagens de sua confiança. Isso por que ele recebe diariamente a newsletter das companhias aéreas e fica sabendo antes quando determinada companhia coloca os trechos em promoção. Além disso os agentes de viagem podem em uma única consulta saber as tarifas de um determinado trecho com todas as companhias aéreas que operam aquele destino, seja voo direto ou com conexão. Se ele for um bom agente ele vai te informar quando a passagem aérea está em promoção.

Se você viu alguma promoção no site da companhia aérea procure o seu agente de viagens da mesma forma, pois além dele ter a mesma tarifa que consta no site, no seu pós venda ele é avisado de qualquer alteração na sua viagem, podendo assim te informar com antecedência, evitando transtornos.

Até a próxima!!!

Posts recentes

Ver tudo
Você também pode se interessar
Copacabana
Ocean Boat
Avião
Skyline da cidade
Havana Ruas
San Francisco eléctrico com bandeira do orgulho
Italiano Rua
Montanhas
Boats in the Bay
Fabio Pereira

Desde 2008 trabalho no Turismo. Começei trabalhando a bordo de navios de cruzeiro, viajando e conhecendo as particularidades de diversas cidades e países, tendo contato e aprendendo com diferentes culturas. Com o passar do tempo descobri lugares secretos que muitos turistas não conhecem em suas viagens.
 

Depois de 4 anos a bordo, entre idas e vindas, decidi largar tudo e trabalhar na hotelaria e posteriormente com uma grande operadora de Turismo. Aprendi a parte do Turismo, aquela que não vemos quando compramos uma passagem ou reservamos um hotel.
 

E cada nova viagem vou me descobrindo "um turista sem ser turista", andando, aprendendo e vivendo como os locais. Descobrindo detalhes e coisas que os guias de viagem não mostram.

Aqui eu vou dar dicas, falar de algumas curiosidades, contar histórias e "perrengues" que passei nas minhas viagens, tirar as dúvidas que as pessoas sempre possuem sobre organização de viagem, além claro falar de Turismo na visão de quem trabalha no ramo.

bottom of page