A Festa do Redentor de Veneza. Um espetáculo único!
- Fabio Pereira
- 24 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Em Julho de 2016 tive a oportunidade de viajar com um grupo de passageiros para um tour de 15 dias pela Europa, que incluiu entre outras coisas um cruzeiro pelo Mar Adriático, visitando a Itália, Croácia e Grécia, além de uns dias "extras" para curtirmos Veneza, onde embarcamos e desembarcamos do navio.
Durante a elaboração da programação dos 3 dias que teríamos em Veneza pesquisei os diversos eventos que a cidade possui durante o mês de Julho. Além da Bienal de Veneza (que coincidia com a nossa viagem) lembrei que teríamos a oportunidade de ver e aproveitar a "Festa del Redentore" ou Festa do Redentor, um evento com quase 500 anos de história e que por si só é uma oportunidade única de ver Veneza de uma forma mais que especial.
O festival comemora construção, por ordem do Senado veneziano e do Doge de Veneza, da Igreja do Redentor, construída para celebrar a libertação da praga que assolou a cidade de Veneza entre 1575 e 1577 e matou cerca de um terço da população. A igreja foi construída pelo famoso arquiteto Andrea Palladio. Desde então em todo o segundo sábado de Julho a festa acontece em toda a Veneza e cidades vizinhas.
Os canais de Veneza ficam enfeitados com os barcos e gôndolas iluminados com lanternas afim de recriar a magia desta festa. Na Piazza di San Marco, uma multidão de turistas tenta obter um espaço na praça, e não importa se você estiver em uma gôndola, um bragozzo (barco típico veneziano) ou um iate de luxo. O importante é ter um lugar na primeira fila para o espetáculo mais bonito de Veneza.
O rito religioso da Festa do Redentor tem o seu auge com o cruzamento a ponte votiva, que é recriada a cada ano desde 1577, para atravessar o canal da Fondamenta delle Zattere até a Ilha de Giudecca, onde o Igreja do Redentor está localizada. Esta ponte é sustentada por barcaças e tem a sua abertura às 19:00 do sábado. No mesmo dia ocorre a apresentação das tripulações de regatas à remo de Veneza. O momento mais impressionante porém, é a queima de fogos de artifício realizada na virada de sábado para domingo na bacia de San Marco, em frente a Piazza di San Marco. Ela começa um pouco antes da meia-noite e dura cerca de 45 minutos.
No domingo às 16:00 horas, no canal Giudecca tem lugar a competição de regatas à remo do Redentor e o Festival termina oficialmente à noite, com a Missa na Igreja do Redentor na Ilha Giudecca. Ao final da festa é ponte é completamente desmontada.
A tradição diz que você tem que observar o céu a partir da água da lagoa. Famílias e amigos tem o hábito de alugarem barcos e passar a tarde e a noite do sábado, desfrutando de uma boa refeição, bebidas (com muito Spritz para espantar o calor) e esperando para o show da meia-noite.
Abaixo algumas fotos de como foi a festa em 2016
Abaixo um vídeo de como foi a festa em 2016
Gostou? Aproveite a sua próxima ida a Veneza para conhecer esta festa única e fascinante que atrai turistas do mundo todo.
Até a próxima!!!
Comments