top of page

A Festa do Redentor de Veneza. Um espetáculo único!

  • Foto do escritor: Fabio Pereira
    Fabio Pereira
  • 24 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Em Julho de 2016 tive a oportunidade de viajar com um grupo de passageiros para um tour de 15 dias pela Europa, que incluiu entre outras coisas um cruzeiro pelo Mar Adriático, visitando a Itália, Croácia e Grécia, além de uns dias "extras" para curtirmos Veneza, onde embarcamos e desembarcamos do navio.

Durante a elaboração da programação dos 3 dias que teríamos em Veneza pesquisei os diversos eventos que a cidade possui durante o mês de Julho. Além da Bienal de Veneza (que coincidia com a nossa viagem) lembrei que teríamos a oportunidade de ver e aproveitar a "Festa del Redentore" ou Festa do Redentor, um evento com quase 500 anos de história e que por si só é uma oportunidade única de ver Veneza de uma forma mais que especial.

O festival comemora construção, por ordem do Senado veneziano e do Doge de Veneza, da Igreja do Redentor, construída para celebrar a libertação da praga que assolou a cidade de Veneza entre 1575 e 1577 e matou cerca de um terço da população. A igreja foi construída pelo famoso arquiteto Andrea Palladio. Desde então em todo o segundo sábado de Julho a festa acontece em toda a Veneza e cidades vizinhas.

Os canais de Veneza ficam enfeitados com os barcos e gôndolas iluminados com lanternas afim de recriar a magia desta festa. Na Piazza di San Marco, uma multidão de turistas tenta obter um espaço na praça, e não importa se você estiver em uma gôndola, um bragozzo (barco típico veneziano) ou um iate de luxo. O importante é ter um lugar na primeira fila para o espetáculo mais bonito de Veneza.

O rito religioso da Festa do Redentor tem o seu auge com o cruzamento a ponte votiva, que é recriada a cada ano desde 1577, para atravessar o canal da Fondamenta delle Zattere até a Ilha de Giudecca, onde o Igreja do Redentor está localizada. Esta ponte é sustentada por barcaças e tem a sua abertura às 19:00 do sábado. No mesmo dia ocorre a apresentação das tripulações de regatas à remo de Veneza. O momento mais impressionante porém, é a queima de fogos de artifício realizada na virada de sábado para domingo na bacia de San Marco, em frente a Piazza di San Marco. Ela começa um pouco antes da meia-noite e dura cerca de 45 minutos.

No domingo às 16:00 horas, no canal Giudecca tem lugar a competição de regatas à remo do Redentor e o Festival termina oficialmente à noite, com a Missa na Igreja do Redentor na Ilha Giudecca. Ao final da festa é ponte é completamente desmontada.

A tradição diz que você tem que observar o céu a partir da água da lagoa. Famílias e amigos tem o hábito de alugarem barcos e passar a tarde e a noite do sábado, desfrutando de uma boa refeição, bebidas (com muito Spritz para espantar o calor) e esperando para o show da meia-noite.

Abaixo algumas fotos de como foi a festa em 2016

Abaixo um vídeo de como foi a festa em 2016

Gostou? Aproveite a sua próxima ida a Veneza para conhecer esta festa única e fascinante que atrai turistas do mundo todo.

Até a próxima!!!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Você também pode se interessar
Copacabana
Ocean Boat
Avião
Skyline da cidade
Havana Ruas
San Francisco eléctrico com bandeira do orgulho
Italiano Rua
Montanhas
Boats in the Bay
Fabio Pereira

Desde 2008 trabalho no Turismo. Começei trabalhando a bordo de navios de cruzeiro, viajando e conhecendo as particularidades de diversas cidades e países, tendo contato e aprendendo com diferentes culturas. Com o passar do tempo descobri lugares secretos que muitos turistas não conhecem em suas viagens.
 

Depois de 4 anos a bordo, entre idas e vindas, decidi largar tudo e trabalhar na hotelaria e posteriormente com uma grande operadora de Turismo. Aprendi a parte do Turismo, aquela que não vemos quando compramos uma passagem ou reservamos um hotel.
 

E cada nova viagem vou me descobrindo "um turista sem ser turista", andando, aprendendo e vivendo como os locais. Descobrindo detalhes e coisas que os guias de viagem não mostram.

Aqui eu vou dar dicas, falar de algumas curiosidades, contar histórias e "perrengues" que passei nas minhas viagens, tirar as dúvidas que as pessoas sempre possuem sobre organização de viagem, além claro falar de Turismo na visão de quem trabalha no ramo.

bottom of page