Como é voar no A340-600 da Lufthansa.
- Fabio Pereira
- 26 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

Uma avaliação especial e que deixa um gosto de saudade. 3 meses antes da Lufthansa encerrar a rota Munique-São Paulo-Munique tive a oportunidade de voar com esta que, na minha opinião, é uma companhia 5 estrelas.
Check-in
07 de julho de 2016. Horário: 13:00. Estava mais uma vez chegando ao aeroporto internacional de Guarulhos para uma viagem com destino a Europa. Desta vez com um motivo especial. Estava embarcando com um grupo de passageiras para fazer um roteiro de 15 dias pela Europa, com direito a um cruzeiro pelo Mar Adriático.
E pela segunda vez estava voando no trecho São Paulo-Munique com a Lufthansa. A primeira vez foi em 2010 quando estava indo para Atenas e naquela época a companhia voava com os A340-300, aeronave que já possui um conforto sem igual. Desta vez iria voar com o A340-600, conhecidos como "limousines" dado o seu comprimento e conforto que esta aeronave oferece aos passageiros. De Munique embarquei com destino à Veneza.
O nosso check-in foi muito rápido, pois como estávamos em grupo tivemos atendimento prioritário do pessoal da Lufthansa, além de contarmos com o serviço especial que a Agaxtur possui para os seus passageiros (nossa viagem teve o suporte logístico deles). Em menos de 10 minutos já estávamos com as malas despachadas e seguindo em direção ao embarque no portão 305/306, do terminal 3 de Guarulhos.
Embarque
Após o rápido controle de segurança e passaporte nos dirigimos ao portão de embarque do nosso voo, que estava com saída confirmada pontualmente às 16:45. Como sempre o período da tarde é o mais movimentado em Guarulhos, pois a maioria dos voos com destino à Europa partem entre 16 e 19 horas, o que significa salões de embarque lotado de passageiros.
Para o voo LH 505 não foi diferente. Ele estava praticamente lotado, com somente 50% de ocupação na Primeira Classe, 85% ocupação na Executiva e 100% de ocupação na Econômica. Pontualmente às 16:15 os passageiros foram chamados para embarque, começando com os passageiros da Primeira Classe e Executiva e na sequência da classe Econômica, sempre sendo anunciado em 3 idiomas (português, alemão e inglês).
E pela primeira vez iria voar em um A340-600 da Lufthansa, aeronave com 8 anos de uso que a companhia recebeu nova da Airbus. Passageiros embarcados e eu fui o último a embarcar (conto o por que nos meus perregues de viagem depois). Fomos rebocados e começamos nossa rolagem pela pista para encarar as quase 10 horas e 30 minutos de voo que separam São Paulo de Munique, na Alemanha.
Aeronave e Serviço de Bordo
O A340-600 é uma aeronave muito silenciosa. Pouco se ouve os 4 motores Rolls Royce agindo em potência máxima de decolagem. A sua configuração na classe Econômica é 2x4x2, ou seja, 2 assentos nas janelas e 4 no centro do avião.
Uma particularidade interessante da Lufthansa neste modelo sde avião são os seus banheiros. Eles são localizados no centro da aeronave e seu acesso se dá por uma escada que desce ao nível abaixo dos passageiros (no porão). Com 5 banheiros amplos esta configuração não só é mais confortável como evita aquela longa fila que se forma no corredor do avião.
No assento está cobertor, travesseiro e fones de ouvido disponíveis. O espaço de pernas é ótimo nos aviões da Lufthansa, afinal de contas os alemães são conhecidos por serem altos. Eu com 1,90m de altura não fiquei apertado e consegui esticar as pernas. Os anúncios de boas vindas e segurança foram dados em português, inglês e alemão. Apesar de poucos comissários deste voo falarem português havia uma comissária brasileira escalada para este voo, que foi muito útil para auxiliar os passageiros da classe Econômica.

Em menos de 20 minutos após a decolagem, o comandante se apresentou, deu as boas-vindas e anunciou que estávamos sobrevoando o Brasil a 39.000 pés de altitude. Avião estabilizado começa o serviço de bordo com bebidas e aperitivos, e a Lufthansa neste caso é ótima sempre oferecendo além dos seus famosos pretzels, água, sucos, refrigerantes e uma variedade de bebidas alcóolicas que incluem desde cerveja (alemã claro) passando por whisky e gim. Diferente de outras ocasiões onde eu bebo whisky, preferi desta vez optar pelo Gim Tônica, que neste voo era gin Beefeater e água tônica Schwepps com uma rodela de limão siciliano para acompanhar.
Terminado o serviço de entrada duas horas depois teve o início o jantar, que tinha como opção carne ensopada ou frango ao molho de maracujá. Pedi frango e estava muito saboroso, acompanhando de pães, bebidas e de sobremesa um bolo de chocolate branco. Após o jantar foi servido café, chá, digestivos (escolhi um amareto) e foi distrubuída toalhas quentes para limpar as mãos.
Faltando 1 hora e meia para nosso pouso em Munique foi servido o café da manhã, que nesta caso era típico alemão com pão, café, leite, suco, omelete com tomate assado e salsicha.
Durante o voo
Encerrado o serviço fui descobrir mais do sistema de entretenimento da Lufthansa, que havia passado por uma grande mudança desde que voei com eles em 2010. O sistema é "on-demand", onde você controla o que vai assitir. Tem filmes, séries, documentários, músicas, notícias e jogos, com grande parte do conteúdo em português. Como eu não costumo dormir em avião aproveitei para curtir o sistema a assistir alguns filmes.
Para os que assim como eu não dormem ou gostam de esticar as pernas, a Lufthansa oferece nas suas galleys água, suco de laranja e maçã, refrigerantes, água tônica, salgadinhos e chocolates (neste voo era Kit Kat que podíamos comer à vontade). Tudo à disposição do passageiro, na hora que ele quiser, sem economizar. Nem precisa dizer que a Galley vira um ponto de encontro do pessoal que quer conversar durante o voo.
Chegada em Munique
Faltando 30 minutos para a nossa chegada o comandante anunciou (em 3 idiomas) que já havíamos passado os Alpes estávamos e procedimento de descida para Munique. Nosso pouso seria às 09:45 (hora local).
Iniciado os procedimentos de descida tocamos suavemente o solo alemão às 09:43 (hora local), 2 minutos antes do previsto. Era o fim de um voo memorável com a limousine dos céus.
Abaixo uma galeria com as imagens do voo
Comments